TOXINA BOTULÍNICA
Botox
CONCEITO
Aplicação de toxina botulínica na face (rosto).
CANDIDATOS
Pacientes com presença de rítides (rugas) decorrentes da expressão facial em fronte (testa), gabela (rugas da brabeza), região periocular (pés de galinha), nariz (rugas no dorso nasal), região perioral (sinal do código de barras ao redor da boca), queixo e pescoço.
OBJETIVOS
O procedimento visa a paralização dos músculos faciais subjacentes com o objetivo de amenizar as linhas de expressão facial e desaparecer as rítides (rugas) decorrentes da contração muscular.
TÉCNICA
O procedimento consiste na aplicação da toxina botulínica, um produto biocompatível produzido em laboratório, nas principais regiões de ocorrência de rugas secundárias à expressão facial, incluindo a fronte (testa), gabela (região entre as sobrancelhas), região periocular (na lateral e abaixo dos olhos), nariz, região perioral (sinal do código de barras ao redor da boca), queixo e pescoço. Para isso, são realizadas múltiplas punções superficiais espaçadas entre 1,5 a 2 centímetros. O produto inicia seu efeito entre 24 a 48 horas, tendo um pico de ação em 7 a 10 dias. A duração do efeito varia de 4 a 6 meses conforme a anatomia de cada paciente.
DURAÇÃO
O procedimento tem duração de 10 a 30 minutos, na dependência das alterações anatômicas a serem tratadas.
ANESTESIA
Tópica (pomada anestésica).
INTERNAÇÃO
Procedimento realizado em consultório.
CUIDADOS
O paciente não deve abaixar a cabeça nas primeiras 4 horas e deve evitar atividade físicas nas primeiras 24 horas após o procedimento. A aplicação de gelo local ajuda na prevenção de equimoses (roxos) no local das punções.
RECUPERAÇÃO
O retorno às atividades habituais ocorre de forma imediata. O retorno às atividades físicas ocorre após 24 horas após o procedimento.
VÍDEO EDUCATIVO