Telefone: (51) 3110-5757

WhatsApp: (51) 99901-3689

Porto Alegre | Rua Antônio Carlos Berta, 475 - Sala 1003

Gravataí | Rua Francisco Tafas, 105

Canoas | Rua Quinze de Janeiro, 193 - Sala 503

Instagram
Facebook

ORELHAS

Otoplastia

CONCEITO

Cirurgia plástica das orelhas.

 

CANDIDATOS

 

Pacientes com orelhas em abano, ou seja, uma malformação congênita que causa orelhas proeminentes. 

 

OBJETIVOS

 

O procedimento visa a correção das alterações anatômicas das orelhas em abano, proporcionando um reposicionamento auricular junto à cabeça.

 

TÉCNICA

 

A otoplastia é um procedimento cirúrgico com uma incisão (corte) realizada atrás da orelha e cuja cicatriz final não fica visível. Através da retirada de parte da estrutura de cartilagem da orelha e com a utilização de pontos cirúrgicos, reposiciona-se a orelha em direção à cabeça, corrigindo a sua proeminência.

 

DURAÇÃO

 

O procedimento tem duração de aproximadamente 1 hora, na dependência das alterações anatômicas a serem tratadas.

ANESTESIA

 

Anestesia local associada ou não à sedação.

INTERNAÇÃO

 

Cirurgia em caráter ambulatorial com alta hospitalar imediata (em casos de anestesia local pura) ou em torno de 4 horas após o procedimento (em casos associados à sedação).

CUIDADOS

 

O paciente permanece com um curativo cobrindo as orelhas nas primeiras 48 a 72 horas de pós-operatório. Após utiliza uma faixa específica protegendo as orelhas nos primeiros 15 dias após a cirurgia. É estimulado a caminhar precocemente.

 

RECUPERAÇÃO

 

O retorno às atividades habituais ocorre de forma gradual até 7 dias após a cirurgia. O retorno às atividades físicas inicia a partir de 30 dias de pós-operatório. Nesse período ocorre o desaparecimento gradual do edema (inchaço) e das equimoses (roxos) habituais nesse tipo de procedimento.

Otoplastia, Cirurgia Plástica das Orelhas em Abano

VÍDEO EDUCATIVO