ORELHAS
Otoplastia
CONCEITO
Cirurgia plástica das orelhas.
CANDIDATOS
Pacientes com orelhas em abano, ou seja, uma malformação congênita que causa orelhas proeminentes.
OBJETIVOS
O procedimento visa a correção das alterações anatômicas das orelhas em abano, proporcionando um reposicionamento auricular junto à cabeça.
TÉCNICA
A otoplastia é um procedimento cirúrgico com uma incisão (corte) realizada atrás da orelha e cuja cicatriz final não fica visível. Através da retirada de parte da estrutura de cartilagem da orelha e com a utilização de pontos cirúrgicos, reposiciona-se a orelha em direção à cabeça, corrigindo a sua proeminência.
DURAÇÃO
O procedimento tem duração de aproximadamente 1 hora, na dependência das alterações anatômicas a serem tratadas.
ANESTESIA
Anestesia local associada ou não à sedação.
INTERNAÇÃO
Cirurgia em caráter ambulatorial com alta hospitalar imediata (em casos de anestesia local pura) ou em torno de 4 horas após o procedimento (em casos associados à sedação).
CUIDADOS
O paciente permanece com um curativo cobrindo as orelhas nas primeiras 48 a 72 horas de pós-operatório. Após utiliza uma faixa específica protegendo as orelhas nos primeiros 15 dias após a cirurgia. É estimulado a caminhar precocemente.
RECUPERAÇÃO
O retorno às atividades habituais ocorre de forma gradual até 7 dias após a cirurgia. O retorno às atividades físicas inicia a partir de 30 dias de pós-operatório. Nesse período ocorre o desaparecimento gradual do edema (inchaço) e das equimoses (roxos) habituais nesse tipo de procedimento.
VÍDEO EDUCATIVO