NARIZ
Rinoplastia
Septoplastia
CONCEITO
Cirurgia plástica do nariz.
CANDIDATOS
Pacientes com alterações na região do nariz, principalmente a presença de giba (calombo) no dorso nasal e alterações na ponta. Adicionalmente, pacientes com queixas de alteração na função da respiração, incluindo o desvio de septo nasal e a hipertrofia de cornetos nasais, beneficiam-se do procedimento.
OBJETIVOS
O procedimento visa a correção das alterações anatômicas e/ou funcionais da região nasal, resultando num nariz de formato harmônico com o restante da face, além de proporcionar uma melhora da respiração.
TÉCNICA
Existem basicamente dois tipos de rinoplastia: a via fechada e a via aberta. A rinoplastia fechada é realizada somente com incisões (cortes) não aparentes ocalizados dentro do nariz. Em casos específicos, pode haver a necessidade de realizar a rinoplastia aberta, que consiste em incisões tanto dentro quanto uma pequena incisão abaixo da ponta do nariz, numa região conhecida como columela, cuja cicatriz final é visível somente quando o paciente olha para cima. Independente da via de abordagem, pode ser necessária a realização da fraturas dos ossos nasais, cujo objetivo é a obtenção de um dorso nasal mais fino e harmônico.
DURAÇÃO
O procedimento tem duração de 1 a 2 horas, na dependência das alterações anatômicas a serem tratadas.
ANESTESIA
Anestesia geral.
INTERNAÇÃO
Cirurgia em caráter ambulatorial com alta hospitalar em torno de 6 horas após o procedimento.
CUIDADOS
O paciente permanece com uma placa no nariz (gesso) nos primeiros 7 dias após a cirurgia. É estimulado a caminhar precocemente.
RECUPERAÇÃO
O retorno às atividades habituais ocorre de forma gradual até 15 dias após a cirurgia. O retorno às atividades físicas inicia a partir de 30 dias de pós-operatório. Nesse período ocorre o desaparecimento gradual do edema (inchaço) e das equimoses (roxos) habituais nesse tipo de procedimento.
VÍDEO EDUCATIVO