Telefone: (51) 3110-5757

WhatsApp: (51) 99901-3689

Porto Alegre | Rua Antônio Carlos Berta, 475 - Sala 1003

Gravataí | Rua Francisco Tafas, 105

Canoas | Rua Quinze de Janeiro, 193 - Sala 503

Instagram
Facebook

LIPOESCULTURA

Lipoenxertia

Enxerto de Gordura

CONCEITO

Preenchimento com enxerto de gordura (lipoenxertia).

 

CANDIDATOS

 

Pacientes com regiões anatômicas com deficiência de volume e/ou irregularidades de forma. 

 

OBJETIVOS

 

O procedimento visa o tratamento de regiões anatômicas com deficiência de volume e/ou irregularidades de forma, destacando-se principalmente os glúteos (nádegas, bumbum), as coxas, as mãos e determinadas regiões da face, como região malar (maças do rosto),  pálpebras inferiores, mandíbula, queixo e lábios.

 

TÉCNICA

 

A lipoescultura (lipoenxertia ou enxerto de gordura) é sempre associada ao procedimento de lipoaspiração. Esse é um procedimento cirúrgico realizado através de pequenas incisões (cortes) que variam de 3 a 5 milímetros geralmente camuflados em sulcos ou dobras naturais do corpo. O procedimento é realizado com o auxílio de cânulas específicas, com ponta romba e  ligadas a um aspirador cirúrgico (à vácuo, vibrolipo ou lipolaser). Toma-se sempre o cuidado para retirar somente as camadas mais profundas dessa gordura para se evitar depressões ou irregularidades. Essa gordura aspirada passa por um processamento onde ocorrerá a separação das células de gordura dos componentes sangüíneos e células não viáveis. Esse processo pode ser realizado por diversos métodos, dentre os quais destacam-se a decantação, a peneiração ou a centrifugação da gordura aspirada, sendo o produto final um preenchedor ideal por não apresentar rejeição do organismo e ter um efeito duradouro. Após seu preparo, a gordura é injetada na região anatômica desejada com o auxílio de cânulas específicas, tendo o objetivo principal de aumentar o volume e /ou melhorar a forma.

 

DURAÇÃO

 

O procedimento tem duração de 1 a 3 horas, na dependência das alterações anatômicas a serem tratadas.

ANESTESIA

 

Sedação associada à bloqueio condutivo (anestesia peridural ou raquidiana).

INTERNAÇÃO

 

Cirurgia em caráter ambulatorial com alta hospitalar em torno de 6 horas após o procedimento.

CUIDADOS

 

O paciente utiliza uma malha modeladora de forma contínua nos primeiros 30 dias de pós-operatório. É estimulado a caminhar precocemente. Geralmente iniciam-se as drenagens linfáticas a partir do quarto dia de pós-operatório.

 

RECUPERAÇÃO

 

O retorno às atividades habituais ocorre de forma gradual até 15 dias após a cirurgia. O retorno às atividades físicas inicia a partir de 30 dias de pós-operatório. Nesse período ocorre o desaparecimento gradual do edema (inchaço) e das equimoses (roxos) habituais nesse tipo de procedimento.

Lipoaspiração, Lipo, Lipoenxertia, Enxerto de Gordura, Lipoescultura, Vibrolipo, Lipolaser, Minilipo, Lipolight

VÍDEO EDUCATIVO