top of page

FACE

Ritidoplastia

Lifting Facial

CONCEITO

Cirurgia plástica da face (rosto).

 

CANDIDATOS

 

Pacientes com alterações na região facial geralmente relacionadas ao processo gradual de envelhecimento e à exposição solar, incluindo excesso e queda dos tecidos, deficiência de volume em determinadas regiões e a perda da qualidade da pele. 

 

OBJETIVOS

 

O procedimento possui três objetivos principais: retirada do excesso e reposicionamento dos tecidos ptóticos (caídos), preenchimento dos locais com deficiência de volume e melhora da qualidade da pele. Pode ser geralmente associado a outros procedimentos cirúrgicos, incluindo a blefaroplastia (cirurgia plástica das pálpebras), o lifting frontal (cirurgia de elevação dos supercílios) e a cervicoplastia (cirurgia plástica do pescoço).

 

TÉCNICA

 

A cirurgia consiste basicamente na combinação de 3 procedimentos distintos de acordo com as alterações anatômicas presentes. Para o tratamento do excesso e reposicionamento dos tecidos caídos, realiza-se uma incisão (corte) que se inicia na porção anterior do cabelo (acima da orelha), contorna a orelha e pode se estenter (ritidoplastia ou lifting facial clássico) ou não (ritidoplastia short-scar ou minilifting facial) para a porção posterior do cabelo (atrás da orelha). Após isso, realiza-se o tratamento da queda dos tecidos através da elevação e reposicionamento das estruturas profundas da face. Por fim, retira-se o excesso de pele, culminando em uma cicatriz que fica parcialmente escondida dentro do cabelo e parcialmente camuflada nos sulcos naturais da face. Para o tratamento da deficiência de volume em determinadas regiões como região malar (maças do rosto),  pálpebras inferiores, mandíbula, queixo e lábios, realiza-se a lipoenxertia (lipoescultura) facial, ou seja, o enxerto (colocação) da gordura do próprio paciente obtida através da lipoaspiração de regiões como o pescoço (papada). E para a melhora da qualidade da pele, realiza-se a aplicação de peeling ou laser no mesmo momento ou após a cirurgia em consultório.

 

DURAÇÃO

 

O procedimento tem duração de 1 a 2 horas, na dependência das alterações anatômicas a serem tratadas.

ANESTESIA

 

Sedação associada à anestesia local ou anestesia geral.

INTERNAÇÃO

 

Cirurgia em caráter ambulatorial com alta hospitalar em torno de 6 horas após o procedimento.

CUIDADOS

 

O paciente permanece com um curativo ao redor da face nas primeiras 48 a 72 horas de pós-operatório. É estimulado a caminhar precocemente.

 

RECUPERAÇÃO

 

O retorno às atividades habituais ocorre de forma gradual até 15 dias após a cirurgia. O retorno às atividades físicas inicia a partir de 30 dias de pós-operatório. Nesse período ocorre o desaparecimento gradual do edema (inchaço) e das equimoses (roxos) habituais nesse tipo de procedimento.

Ritidoplastia, Lifting Facial, Cirurgia Plástica da Face

VÍDEO EDUCATIVO

bottom of page