Telefone: (51) 3110-5757

WhatsApp: (51) 99901-3689

Porto Alegre | Rua Antônio Carlos Berta, 475 - Sala 1003

Gravataí | Rua Francisco Tafas, 105

Canoas | Rua Quinze de Janeiro, 193 - Sala 503

Instagram
Facebook

HISTÓRICO

Natural de Encantado/RS no Vale do Taquari, o Dr. Angelo Pretto interessou-se pela Medicina através do interesse pela Anatomia Humana durante sua formação escolar no Colégio Evangélico Alberto Torres, na cidade de Lajeado/RS.

 

Após a conclusão escolar, transferiu-se para Porto Alegre/RS para iniciar sua formação médica. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCPSA), instituição com tradição no ensino médico, considerada uma das melhores faculdades de Medicina do país. O estudo aprofundado da Anatomia Humana, em sua riqueza de detalhes, logo o fez decidir pela área cirúrgica como continuidade de formação.

 

Após a conclusão do curso de Medicina, ingressou no Programa de Especialização (Residência Médica) em Cirurgia Geral da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, sendo aprovado em primeiro lugar no processo seletivo. Após 2 anos de formação em todas as áreas da Cirurgia, concluiu sua especialização e gradou-se como Cirurgião Geral, sendo-lhe outorgado o Título de Especialista pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

 

Dando continuidade a sua formação, ingressou no Programa de Especialização (Residência Médica) em Cirurgia Plástica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, sendo novamente aprovado em primeiro lugar no processo seletivo. Durante os 3 anos de especialização, pode desenvolver e aperfeiçoar seu conhecimento tanto na área da Cirurgia Plástica Estética quanto na área da Cirurgia Plástica Reconstrutiva, realizando procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos através da instrutoria dos mais renomados Cirurgiões Plásticos da área. 

 

Ao término da sua formação, foi aprovado em nova avaliação teórico-prática, recebendo o Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a maior entidade regulatória da especialidade no país. Ademais, foi-lhe outorgado Título de Especialista em Cirurgia Plástica pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), pelo Conselho Federal de Medicina (MEC) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

 

Após receber o título de Cirurgião Plástico, ingressou no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCPSA), tornando-se Mestre em trabalho realizado junto ao Banco de Tecidos Humanos Dr. Roberto Corrêa Chem da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, com ênfase no estudo do transplante de pele em humanos. Ao término do Mestrado, ingressou no Programa de Doutorado, sendo atualmente Doutorando da mesma instituição.

 

Além disso, o Dr. Angelo Pretto é Instrutor do Programa de Especialização (Residência Médica) em Cirurgia Plástica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, onde exerce atividades como Instrutor dos Médicos Residentes em formação no planejamento, execução e acompanhamento de procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos na área da Cirurgia Plástica Estética.

 

Atualmente, além das atividades acadêmicas, o Dr. Angelo Pretto atua em seus consultórios privados nas cidades de Porto Alegre, Gravataí e Canoas.

CURRÍCULO

- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

- Especialização (Residência Médica) em Cirurgia Geral pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

 

- Especialização (Residência Médica) em Cirurgia Plástica pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

- Membro Especialista e Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

 

- International Member of American Society of Plastic Surgeons (ASPS).

 

- Active Member of International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).

 

- Título de Especialista em Cirurgia Plástica pelo Ministério da Educação e Cultura, Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira.

- Mestre pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

- Doutorando da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

- Instrutor do Programa de Especialização (Residência Médica) em Cirurgia Plástica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

- Autor e Co-Autor de Publicações Nacionais e Internacionais.

- Participação em Congressos e Simpósios de Atualização da Especialidade.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
American Society of Plastic Surgeons
Internationa Society of Aesthetic Plastic Surgery
Ministério da Educação e Cultura
Conselho Federal de Medicina
Associação Médica Brasileira

FILOSOFIA

Arte e Ciência em Equilíbrio. 

 

Essa frase resume a filosofia do Dr. Angelo Pretto. Seu trabalho consiste na arte de aplicar, com equilíbrio e segurança, os conceitos científicos modernos da Cirurgia Plástica às características individuais de cada paciente, buscando uma harmonia entre o conteúdo e a forma.

 

A Cirurgia Plástica é uma especialidade médica e, como tal, deve seguir os princípios da Medicina. Toda conduta deve ser embasada em conceitos científicos consagrados na literatura médica. Assim, a busca pela atualização é algo constante na rotina do Dr. Angelo Pretto. Manter-se atualizado, sempre oferecendo tratamentos modernos e de qualidade para os seus pacientes, faz parte do dia-a-dia do seu trabalho.

 

Apesar disso, todo conceito científico não deve ser aplicado de forma uniforme. Existe a necessidade de aplicá-lo de forma individualizada. Nesse contexto, a arte e o senso crítico de equilíbrio devem prevalecer, na busca pela harmonia anatômica de cada indivíduo. Ou seja, os conceitos científicos da Cirurgia Plástica devem ser aplicados de forma única e equilibrada conforme as características anatômicas de cada paciente. O tratamento individualizado também faz parte da rotina de trabalho do Dr. Angelo Pretto.

 

Por fim, todo essa filosofia de trabalho vem cercada pela segurança. A análise criteriosa de cada paciente, através do seu histórico médico, exame físico e exames complementares, é fundamental para a indicação segura de qualquer tipo de procedimento.

 

Atualização constante, tratamento individualizado e segurança. Esses são os pilares para que a arte e a ciência possam, em equilíbrio, oferecer o melhor tratamento para cada indivíduo.